Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the complianz-gdpr domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/psic3582/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Será que sou ansioso? - Psicologia em dia

Será que sou ansioso?

Pessoa com as mãos na cabeça demonstra preocupação e ansiedade.

Você se considera ansioso? Hoje em dia a ansiedade tem sido cada vez mais comentada no dia a dia, muitas vezes como sinônimo de preocupação ou inquietação. Mas será que a ansiedade se resume apenas nisso?

Geralmente quando pesquisamos mais a fundo sobre a ansiedade, encontramos uma lista com diversos sintomas como falta de ar, taquicardia, insônia, dentre outros. Mas e se eu te disser que a ansiedade pode ser normal?

É bastante comum ficarmos ansiosos diante de situações novas ou desafiadoras, como numa prova de concurso ou reunião importante no trabalho, ou seja, de forma pontual e passageira. A ansiedade passa a ser considerada como um possível transtorno quando se apresenta de forma mais intensa e duradoura. Portanto, quando aparentemente “sem motivo”, a pessoa sente uma preocupação constante, medos repentinos, dificuldade de relaxar/dormir, etc.

Outro alerta sobre uma ansiedade mais intensa ou possível adoecimento, é o quanto essa atrapalha o sujeito em suas atividades rotineiras e também em suas relações. Pois quando se está muito preocupado ou acelerado, por exemplo, a pessoa sente um cansaço intenso, acaba “travando” e não consegue se manter produtivo em seus estudos ou trabalho.   

Essa ansiedade pode se dar por diversos motivos, mas geralmente tem haver com o excesso de responsabilidades, medo de errar ou do julgamento dos outros, dificuldades em dizer não e ter mais tempo para se cuidar, fazer o que gosta e descansar, etc. 

Com a terapia, é possível compreender a fundo cada sintoma que esteja passando, os motivos que estejam gerando essa ansiedade e também como lidar melhor com essas situações que estejam lhe deixando ansioso. Pode até ser que já compreenda em partes o que tem causado sua ansiedade, mas na terapia é possível encontrar novos meios de enfrentá-la e viver a vida de forma mais leve e sem tantas preocupações.

E aí, já se sentiu tão ansioso assim? Conta pra mim aqui nos comentários! 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Artigos relacionados

Como lidar com a depressão?

Como lidar com a depressão?

A depressão é um transtorno sério e bastante recorrente. A psicoterapia e apoio de pessoas próximas são fundamentais no tratamento.

Será que sou ansioso?

Será que sou ansioso?

Hoje em dia a ansiedade tem sido cada vez mais comentada no dia a dia, muitas vezes como sinônimo de preocupação ou inquietação. Mas será que a ansiedade se resume apenas nisso?

Como saber se preciso de terapia?

Como saber se preciso de terapia?

A psicoterapia é indicada principalmente em duas situações: em caso de crises emocionais e para o auto conhecimento e prevenção de possíveis adoecimentos.

Expectativas X Frustrações

Expectativas X Frustrações

É comum criarmos expectativas diante de situações mais ou menos importantes. Mas como lidar com a frustração quando algo não sai da forma como esperamos?

Como dizer não?

Como dizer não?

Dizer não para alguém é uma dificuldades bastante comum para várias pessoas. Entenda a importância dessa palavrinha e como impor limites.

Vale a pena evitar conflitos?

Vale a pena evitar conflitos?

Muitas vezes ficamos com receio de dizer algo que possa vir a chatear o outro, para não causar brigas. Mas será que vale mesmo a pena?