Você se considera ansioso? Hoje em dia a ansiedade tem sido cada vez mais comentada no dia a dia, muitas vezes como sinônimo de preocupação ou inquietação. Mas será que a ansiedade se resume apenas nisso?
Geralmente quando pesquisamos mais a fundo sobre a ansiedade, encontramos uma lista com diversos sintomas como falta de ar, taquicardia, insônia, dentre outros. Mas e se eu te disser que a ansiedade pode ser normal?
É bastante comum ficarmos ansiosos diante de situações novas ou desafiadoras, como numa prova de concurso ou reunião importante no trabalho, ou seja, de forma pontual e passageira. A ansiedade passa a ser considerada como um possível transtorno quando se apresenta de forma mais intensa e duradoura. Portanto, quando aparentemente “sem motivo”, a pessoa sente uma preocupação constante, medos repentinos, dificuldade de relaxar/dormir, etc.
Outro alerta sobre uma ansiedade mais intensa ou possível adoecimento, é o quanto essa atrapalha o sujeito em suas atividades rotineiras e também em suas relações. Pois quando se está muito preocupado ou acelerado, por exemplo, a pessoa sente um cansaço intenso, acaba “travando” e não consegue se manter produtivo em seus estudos ou trabalho.
Essa ansiedade pode se dar por diversos motivos, mas geralmente tem haver com o excesso de responsabilidades, medo de errar ou do julgamento dos outros, dificuldades em dizer não e ter mais tempo para se cuidar, fazer o que gosta e descansar, etc.
Com a terapia, é possível compreender a fundo cada sintoma que esteja passando, os motivos que estejam gerando essa ansiedade e também como lidar melhor com essas situações que estejam lhe deixando ansioso. Pode até ser que já compreenda em partes o que tem causado sua ansiedade, mas na terapia é possível encontrar novos meios de enfrentá-la e viver a vida de forma mais leve e sem tantas preocupações.
E aí, já se sentiu tão ansioso assim? Conta pra mim aqui nos comentários!