Você já se pergntou: “Será que preciso de terapia?”. Bom, eu costumo dizer que a psicoterapia é indicada principalmente em duas situações:
- Para “apagar o incêndio”, ou seja, alguém que está numa situação de crise ou está passando por algum momento muito difícil em sua vida, como uma demissão ou luto de um ente querido, por exemplo. Ou ainda, quem tem algum transtorno como depressão ou ansiedade generalizada e teve uma recaída (quando os sintomas se intensificam, com ou sem o uso de medicação psiquiátrica), e só aí resolve buscar a terapia. E infelizmente esse é o motivo mais comum que vemos por aí, geralmente as pessoas que mais precisam de terapia só procuram ajuda psicológica após tentarem de quase tudo;
- Além disso, também indicamos a terapia para o auto conhecimento, sendo assim, mesmo pessoas que não estão em crise podem sim fazer terapia a fim de compreender melhor como funcionam, se relacionam, lidam com os próprios sentimentos, quais são seus desejos e planejamentos futuros, etc. Dessa forma, diferente do tópico anterior, a terapia irá servir como forma de prevenção para que a pessoa não adoeça, além de proporcionar melhoria na saúde mental e qualidade de vida da mesma.
Portanto, todos podem fazer terapia e inclusive é importante que façam, até para prevenir que alguns transtornos apareçam e também para manter sua saúde mental e qualidade de vida. Na terapia, temos espaço para descarregar nossas angústias e frustrações e com o tempo, passamos a lidar melhor com grande parte dos desafios que encontramos no dia a dia.
E aí, já havia pensado sobre isso? Me conta aqui nos comentários!