Apesar de pouco comentada popularmente, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com esse transtorno no mundo. No Brasil não é diferente, nosso país lidera o ranking de pessoas com ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões nessas condições. Mas então, como lidar com a depressão?
De forma equivocada, a depressão é muitas vezes compreendida como uma “simples tristeza”, ou pior ainda, como “frescura”. Infelizmente, esses discursos acabam atrapalhando e adiando a busca pelo tratamento medicamentoso e psicoterápico de muita gente.
Sendo assim, considero que o primeiro passo é compreender esse transtorno com sua devida seriedade! Além dos sintomas mais comuns como humor rebaixado, desânimo, falta de energia, angústia, insônia ou sonolência, redução do interesse sexual, dentre outros, a depressão se não for tratada de forma adequada pode resultar em crises graves e até possíveis tentativas de suicídio.
Por isso é muito importante termos uma rotina equilibrada, além de prezar pelo auto cuidado, praticar atividades físicas, buscar momentos de descanso e atividades prazerosas. A terapia também pode ajudar de forma preventiva, para que a depressão não se intensifique, ou até para auxiliar o paciente a compreender melhor seus sintomas e como lidar melhor com os mesmos, diminuindo a angústia e aliviando o estresse, preocupações e auto cobrança.
O problema é que nem sempre é fácil para quem sofre de depressão buscar qualquer tipo de ajuda. Sendo assim, caso você conheça alguém que esteja num quadro depressivo, seja empático e procure apoiar essa pessoa, para que ela consiga iniciar um tratamento psicológico/psiquiátrico o quanto antes!
E aí, conhece alguém com depressão? Conta pra mim aqui nos comentários!