Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the complianz-gdpr domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/psic3582/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Vale a pena evitar conflitos? - Psicologia em dia

Vale a pena evitar conflitos?

Muitas vezes ficamos com receio de dizer algo que possa vir a chatear o outro, ou quem sabe até causar conflitos mais sérios. Mas qual o preço que pagamos quando fazemos isto?

Quando consideramos algum desentendimento irrelevante e preferimos simplesmente deixar de lado uma discussão “pelo bem da relação” pode até ser algo positivo de vez em quando. No entanto, quando este tipo de situação passa a ser frequente, devemos buscar compreender os motivos disso e nos perguntarmos se vale mesmo a pena deixar tais assuntos de lado. Ou seja, mesmo quando nos referimos a um aspecto da personalidade do outro ou mesmo da nossa, é igualmente importante tentarmos entender os motivos e sentimentos de ambos.

Muitas vezes, nos deparamos com pessoas inflexíveis e reativas a questões muito simples, talvez por ciúmes ou tentativa de controlar sua namorada ou esposa (muito comum em relacionamentos abusivos). Pode acontecer de evitarmos nos queixar sobre algo para “não piorar a situação”, mas assim acumulamos uma série de conflitos dentro de nós mesmos. Dessa forma, abrimos mão da nossa saúde mental na esperança de uma mudança do outro, e esquecemos que a mudança só é possível quando se busca por ela e, ainda assim, não é do dia para a noite. Mesmo que o outro queira de fato mudar, cabe a pergunta: “por quanto tempo estou disposta a esperar por tal mudança”?

Na clínica, a terapia de casal nos serve como ferramenta essencial para entender estes conflitos e para melhoria da comunicação entre casais, daí então estas mudanças e consequente melhoria da relação se torna mais possível.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Artigos relacionados

Como lidar com a depressão?

Como lidar com a depressão?

A depressão é um transtorno sério e bastante recorrente. A psicoterapia e apoio de pessoas próximas são fundamentais no tratamento.

Será que sou ansioso?

Será que sou ansioso?

Hoje em dia a ansiedade tem sido cada vez mais comentada no dia a dia, muitas vezes como sinônimo de preocupação ou inquietação. Mas será que a ansiedade se resume apenas nisso?

Como saber se preciso de terapia?

Como saber se preciso de terapia?

A psicoterapia é indicada principalmente em duas situações: em caso de crises emocionais e para o auto conhecimento e prevenção de possíveis adoecimentos.

Expectativas X Frustrações

Expectativas X Frustrações

É comum criarmos expectativas diante de situações mais ou menos importantes. Mas como lidar com a frustração quando algo não sai da forma como esperamos?

Como dizer não?

Como dizer não?

Dizer não para alguém é uma dificuldades bastante comum para várias pessoas. Entenda a importância dessa palavrinha e como impor limites.

Vale a pena evitar conflitos?

Vale a pena evitar conflitos?

Muitas vezes ficamos com receio de dizer algo que possa vir a chatear o outro, para não causar brigas. Mas será que vale mesmo a pena?