Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the complianz-gdpr domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/psic3582/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Expectativas X Frustrações - Psicologia em dia

Expectativas X Frustrações

Enquanto seres humanos, sempre estaremos buscando por algo e passando por algumas frustrações, em certo nível. Ou seja, criamos expectativas para situações mais simples e cotidianas como uma data importante, ou até mesmo a resposta de alguém para alguma pergunta ou convite que tenha feito, por exemplo. Também as criamos em situações mais complexas, tal como na admissão de um novo trabalho ou numa mudança de moradia que geralmente, levam bastante tempo para se concretizarem.

Contudo, considerando a maior parte dos acontecimentos em nossas vidas, temos que lidar com a frustração de que temos pouquíssimo ou nenhum controle sob eles. Afinal, sabemos que a depender dos nossos objetivos, existe a possibilidade destes dependerem de outras pessoas ou instituições para serem realizados.

Da mesma forma, também nos cabe refletir sobre a intensidade de certas expectativas. Para que assim possamos compreender o porque de algo ser tão importante ao ponto de nos causar tamanha ansiedade para consegui-lo. Ou até mesmo, o que imaginamos que vá mudar (dentro ou fora da gente), assim que conseguirmos o que queremos. Em outras palavras, por que a pressa?

Portanto, devemos considerar nossa capacidade de enfrentamento diante de determinadas frustrações. Ou seja, mesmo que estas nos decepcionem e nos faça sofrer em certo nível, que ainda assim possamos tentar “dar a volta por cima” e continuarmos em busca do que desejamos.

“A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz”
Sigmund Freud

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Artigos relacionados

Como lidar com a depressão?

Como lidar com a depressão?

A depressão é um transtorno sério e bastante recorrente. A psicoterapia e apoio de pessoas próximas são fundamentais no tratamento.

Será que sou ansioso?

Será que sou ansioso?

Hoje em dia a ansiedade tem sido cada vez mais comentada no dia a dia, muitas vezes como sinônimo de preocupação ou inquietação. Mas será que a ansiedade se resume apenas nisso?

Como saber se preciso de terapia?

Como saber se preciso de terapia?

A psicoterapia é indicada principalmente em duas situações: em caso de crises emocionais e para o auto conhecimento e prevenção de possíveis adoecimentos.

Expectativas X Frustrações

Expectativas X Frustrações

É comum criarmos expectativas diante de situações mais ou menos importantes. Mas como lidar com a frustração quando algo não sai da forma como esperamos?

Como dizer não?

Como dizer não?

Dizer não para alguém é uma dificuldades bastante comum para várias pessoas. Entenda a importância dessa palavrinha e como impor limites.

Vale a pena evitar conflitos?

Vale a pena evitar conflitos?

Muitas vezes ficamos com receio de dizer algo que possa vir a chatear o outro, para não causar brigas. Mas será que vale mesmo a pena?