Nossa dificuldade em impor limites em nossas relações e dizer não para alguém está diretamente associada à nossa autoestima. Ou seja, ao valor, ao tempo e a energia que muitas vezes damos mais ao outro atendendo pedidos do que a nós mesmos.
Um dos motivos de que nem sempre conseguimos negar um pedido de favor a alguém, é por imaginarmos que vamos chatear o outro e até mesmo perder a relação. No entanto, se de fato existe esta possibilidade, devemos refletir sobre a maturidade da relação e importância da mesma para ambos. Afinal de contas, uma amizade que depende somente de favores para se manter deve ser bastante frágil e superficial. Não acha?
Do contrário, se estivermos nos referindo a uma relação madura em que ambos se valorizam, espera-se que haja mais flexibilidade e compreensão. Isto no caso de alguém não puder, ou até mesmo não querer atender um pedido, e isto não gerar qualquer incômodo ou conflito.
Tenha em mente que nas relações pessoais, não deve haver o sentimento de obrigação em sempre fazer algo pelo outro. Portanto, devemos analisar nosso desejo de ajudar determinada pessoa, e nossa disponibilidade de tempo e energia antes de escolhermos fazer um favor, ou não.
Nesse sentido, a psicoterapia pode ser bastante útil para nos auxiliar com nossa autoestima, como também encontrar meios de dizer mais sim para nós mesmos e não ao outro.
“Ela arrumou o quarto e a bagunça de dentro do peito. Colocou tudo em ordem de prioridade, de todos os amores, o próprio vem primeiro”.
Victor Érik